Pilotos de Moto que já curtiram um F1 e vice versa

A MotoGP e a F1 são as principais divisões das duas e quatro rodas, porém é raro existir um intercâmbio entre elas de forma oficial. Apenas um piloto, que foi da moto para os carros, vingou. A maioria dos outros realizou apenas testes.

E nós fomos atrás desses dados (dois dois lados) para saber mais sobre.

Das motos para a F1

John Surtees
Esse é o caso mais bem-sucedido de todos os tempos, com direito a quatro títulos de moto, um mundial de F1 e uma equipe que competiu na década de 70. Até hoje ninguém conseguiu chegar perto dele.

surteesmoto

Jorge Lorenzo

O espanhol, agora na Ducati, provou um carro de 2014 da Mercedes após se preparar com um carro da extinta F2. Ele já havia disputado e até vencido algumas corridas de carros, mas em turismo, como as 24h de Montmeló e as 12h de Abu Dhabi.

Valentino Rossi
O italiano, que se ofereceu para a vaga de Nico Rosberg na Mercedes já andou várias vezes na Ferrari. A primeira foi em 2006 em Fiorano e Mugello. Durante um teste com outros pilotos em Valência ele nem completou uma volta, compensando a vergonha nos dias seguintes em alto nível. Já em 2010 ele andou com um carro de 2008.

Mick Doohan
A lenda australiana teve a chance de testar uma Williams FW19, no Circuito da Catalunha, na Espanha, em abril de 1998. Apesar de ter feito tempos de voltas similares às suas motos de 500cc, ele achou o carro difícil de guiar e acabou batendo o carro contra um guard-rail.

Max Biaggi
O italiano testou uma Ferrari em 1999 em Fiorano e depois, em 2009 em, Silverstone, provou um carro da Midland, na chuva, e tirou sarro de Valentino Rossi pelos erros do eterno rival em Valência.

 

Eddie Lawson
Uma das lendas das duas rodas chegou a correr na Indy e até venceu corrida de carros clássicos de F1 com um Wolf de 1977.

20017_1

Quando rolou o oposto

Fernando Alonso
O espanhol é um caso bem recente. Ele participou do Honda Thanks Day, a festa de fim de ano da montadora, e conduziu um modelo RC213V em Motegi.

069377c9dcdff77c1b57d38a64629c17

Nick Heidfeld
Em 2009, Heidfeld e Troy Corser, da Superbike, resolveram trocar de equipamento em um teste na pista de Nurburgring: o alemão assumiu a moto, uma BMW RSS, e o australiano assumiu o BMW Sauber de 2008.

bmw-f1-v-superbike-01

Michael Schumacher
Esse já andou tanto de moto que até se esborrachou em uma corrida do campeonato alemão. Mas seu teste mais famoso foi em 2007, durante sua primeira aposentadoria, a bordo da Ducati Desmosedici GP7 de Casey Stoner, quando deixou um monte de gente boquiaberta com seu desempenho.

michael-schumacher

Damon Hill
Na verdade o inglês começou a carreira andando de motos e foi até motoboy antes de iniciar suas aventuras nas quatro rodas. Como ele nunca correu em mundial de moto, ele entra na turma das quatro rodas que andou nas duas. Mas ele se encaixa nas duas listas.

190304

Talvez: Lewis Hamilton
O tricampeão foi convidado por Valentino Rossi para provar sua Yamaha M1, já que ambos possuem o mesmo patrocinador (Monster). Mas, desde 2015, quando o convite foi feito, nada de Lewis aceitar o convite. Depois o Rosberg que é frouxo…

Menção histórica: Nelson Piquet

hondanelsonpiquet

Mesmo sem nunca ter andado em uma corrida de moto, Nelson Piquet ganhou uma linha especial da Honda, uma CB 400 com a pintura da Williams em homenagem ao tri de 1987.