Seis histórias do Velopark, palco da “real” etapa de abertura da Stock Car em 2016

Neste fim de semana a Stock Car disputa sua única etapa do ano em um “kartódromo”. Essa é a definição perfeita que podemos fazer do Velopark, uma pista que nasceu com pompa e todo um complexo temático ao redor, mas que sobrou apenas o traçado sem graça.

Enquanto ela está estacionada e dificilmente sairá a ampliação dela prevista no início do projeto, vamos às melhores histórias que ela produziu desde 2010, quando estreou no calendário. Tem umas coisinhas bem legais para ver.

– O Big One que decidiu o título
Esta foi a única vez em que a Stock Car decidiu o campeonato no Velopark, em 2011. Até hoje não entendemos o motivo, mas já fazem cinco anos então não importa.

A disputa era entre Cacá Bueno e Ricardo Maurício, mas o título já estava assegurado para Cacá com seu principal rival fora dos pontos, mas ele queria vencer a prova e com isso se enroscou com Marcos Gomes no complemento da primeira chicane.

No toque, o carro de Gomes sofreu uma avaria no radiador e vazou líguidos para tudo quanto é lado em cima da curva. Com isso, todo mundo saiu rodando e batendo loucamente – o mais “legal”: todos os que vinham atrás dele na briga pela vitória foram batendo. Daniel Serra, que passou devagarinho, ganhou a prova.

– A volta mais curta da temporada 2016
Cada volta no Velopark “custa” aos pilotos pouco mais de 50 segundos. É, de longe, a pista mais curta de toda a temporada – perderia até para o anel externo de Brasília, caso este volte mesmo ao calendário. No vídeo acima, a volta onboard de Allam Khodair em 2011 foi em torno de 53 segundos. No ano passado, a pole de Marcos Gomes foi em 54s067.

– A primeira vitória de Galid Osman
Ele chegou como destaque na Stock Car e sempre batia na trave. Em 2014, quando passou a integrar a equipe RCM ao lado de Thiago Camilo e com o apoio da Ipiranga, Galid teve seu melhor momento na segunda corrida da rodada dupla daquele ano, segurando Cacá Bueno no braço e coroando esta que é sua única vitória até o momento na Stock Car.

serrinha

– Na guerra das bolhas, a Peugeot leva um pau
Em nove provas disputadas até o momento, a Peugeot só ganhou uma única vez, justamente naquele ano de 2011 com Daniel Serra.

stock

– Só dá Red Bull nas estatísticas
Daniel Serra é o recordista de vitórias com três triunfos, enquanto Cacá Bueno é o líder no número de poles com quatro. Será que eles vão dominar neste ano? No ano passado Serrinha levou a primeira.

98225_125212_bass4013

E nenhum gaúcho ainda venceu no Velopark
Até o ano passado o melhor resultado de um local era o 11º lugar de Cláudio Ricci em 2010. Aí veio Vitor Genz e terminou a segunda prova do ano passado em quinto.