Os melhores filmes e documentários de motor grátis da internet – 4

Conforme disse na semana anterior, por conta do início da temporada da F1, Indy, MotoGP, Stock Car e afins, nossa série sobre documentários e filmes passaria para as quartas-feiras, assim elas não perderiam espaço para as notícias mais quentes dos treinos – é isso o que o povo quer e o que gera a historia.

Danny Sullivan – Indy 500, A Race For Heroes

Aniversariante da semana, Danny Sullivan foi um dos grandes nomes do automobilismo norte-americano dos anos 80, correndo pela Tyrrell na F1 e vencendo as 500 Milhas de Indianápolis. Era também um dos galãs da Indy e um dos pilotos mais populares do grid. Nesta quarta-feira ele completa 66 anos de idade.

World Sportscar Championship 1991

Este é um campeonato especial. Para explicar isso é fácil, basta citar os nomes de alguns participantes: Derek Warwick, Philippe Alliot, Jochen Mass, Jean-Louis Schlesser, Karl Wendlinger, Keke Rosberg, Maurizio Sala, David Brabham, Raul Boesel, Martin Brundle, Stefan Johansson, Hans Stuck e um novato chamado Michael Schumacher.

Warwick foi campeão ao lado de outro aniversário da semana, Teo Fabi (61 anos também nesta quarta). O documentário acima disseca toda a temporada – o último ponto alto antes da decolada dos custos que levaram à extinção do campeonato em 1993.

Os carros são lindos, épicos e rápidos. Merecem ser mais que lembrados.

Stock Car 1988 – Interlagos

Não chega a ser um filme, mas é um documento histórico, tamanha a escassez de imagens de arquivo da Stock Car disponíveis na grande rede – o que é uma vergonha. Quando pesquisei sobre Curitiba na semana passada, se era difícil achar fotos, imagine então informações. Sem história um campeonato não sobrevive.

O vídeo, uma transmissão da TV Record, conta a corrida que deu o título daquele ano a Fabio Sotto Mayor, em uma disputa ótima no velho Interlagos – naquele ano a crise da Stock Car era tão feia que o campeonato só teve corridas em São Paulo. Ou seja: se ela existe e está bem, se deve a esses caras. Então, Stock, não vamos esquecer de seu passado.