15 anos sem Dale Earnhardt, o Ayrton Senna da NASCAR

EARNHARDT-sr.jpg

Quem entende um mínimo de NASCAR sabe da importância de Dale Earnhardt Sr. O heptacampeão da categoria perdeu a vida em um acidente que a gente não dava nada há exatos 15 anos, no dia 18 de fevereiro de 2001, durante as 500 Milhas de Daytona.

DaleEarnhardtSr-15

Claro, temos os Petty, Gordon, Stewart, muitas lendas na NASCAR. Mas ninguém consegue chegar perto de Earnhardt no quesito devoção. É até possível entender isto, caso você tenha visto alguém perder a vida ao vivo em um evento esportivo.

05b583d0951637edb2892b792bc2032e.jpg

Restava apenas uma única volta para o fim quando Dale se envolveu em um toque com Sterling Marlin e Ken Schrader, acertando de frente o muro. Não foi uma batida violenta, mas o impacto e as circunstâncias fizeram com que o Dale sofresse uma séria fratura na base do crânio, o que levou sua morte aos 49 anos.

Dale já havia sofrido acidentes piores em sua carreira e inclusive ficou para a história o episódio em que ele capotou nas 500 Milhas de Daytona de 1997 e seguiu na competição todo remendado, o que pode ser visto clicando acima.

FILE+Dale+Earnhardt+Elected+NASCAR+Hall+Fame+gKBHr8tG42Jx-e1392772431275

Earnhardt corria com o capacete aberto e sem HANS, o que nunca mais pôde acontecer. A comoção de sua morte foi bem parecida com a de Ayrton Senna no Brasil, guardadas as devidas proporções. Porém, Dale segue vivo na memória dos fãs, como Daniel Ricciardo, que usa o #3 em sua homenagem.

original.jpeg

Seu filho, Dale Jr., que naquele ano já corria, se tornou um dos pilotos mais populares e queridos de toda a NASCAR. Foi comovente o que aconteceu meses depois à morte do pai, quando o filho venceu na mesma pista de Daytona que havia meses atrás tirado a vida de Dale Sr.

E a gente, para não deixar batido esta data, publica aqui um documentário especial sobre a vida e a carreira deste grande cara, o “Intimidador” como era chamado por lá – certamente, por aqui, ele seria apelidado de “Bigode”.

Se a NASCAR é o que é hoje, ela deve isso em boa parte a Dale.