Veja essa disputa de Sebastian Vettel com Lewis Hamilton em 2005 e ganhe o seu dia

Isto não é só uma batalha de aspirantes a gigantes. É a prova de que as categorias de base e acesso devem ser mais valorizadas e acompanhadas com mais carinho por todos. Esta disputa e muitas outras que marcaram a F1 vieram em grande parte da F3, os reais campeonatos formadores de talentos do automobilismo mundial.

Quem é mais velho deve ter visto essa corrida na época e poder relembrar com a qualidade de imagem do vídeo acima é sensacional. Está com saudade da F1, de Hamilton ou de Vettel? Veja este vídeo e abra um sorriso.

Os pouco mais de 11 minutos do vídeo mostram Vettel e Hamilton duelando em uma molhada pista de Lausitzring pela segunda posição na 17ª prova da temporada 2005, não muito distante do então líder Giedo van der Garde.

A troca de posições entre os dois é de prender a respiração. A pilotagem prova que os dois realmente tinham tudo para ser as estrelas do futuro. Mas Hamilton estava “on fire” e não só superou Vettel como Garde e venceu a prova com oito segundos de vantagem – este ataque também presente no vídeo acima.

podiolausitz.jpeg

Aquela temporada, que tinha nomes como Adrian Sutil, Lucas di Grassi, Loic Duval, Paul di Resta, Fabio Carbone e Átila Abreu (companheiro de Vettel), viu Hamilton ser campeão com nada menos que 92 pontos de vantagem para Sutil – Hamilton já estava com o título garantido nessa disputa do vídeo. Vettel fechou o ano em quinto, mas já havia deixado sua marca.

Hamilton passaria para a GP2, sendo campeão de cara e indo para a F1. Vettel ficou mais um ano na Euro e bateu na trave, sendo vice de Di Resta, seguindo para a F-Renault 3.5 no ano seguinte. Quis o destino que Vettel estreasse na F1 no mesmo ano que Hamilton – disputando meio campeonato por BMW e Toro Rosso.

O resto é história.

Que a gente veja muitas batalhas iguais a esta na temporada 2016 da F1.

E que as categorias menores resistam e sigam revelando grandes talentos como esses dois.