Revolução virtual no mundo real do automobilismo

Antigamente, falo dos distantes anos 80, os aficionados por velocidade tinham três opções: ir ao autódromo, esperar alguma emissora de TV se interessar por alguma corrida e exibi-la em sua programação, ou se matar no famigerado Enduro, do Atari.

Olhando hoje em dia, parece uma piada, mas qualquer pessoa interessada por corrida facilmente perderá alguns minutos ali hoje em dia. Apesar dos gráficos primários, há um detalhe ali que jamais envelhece: a velocidade.

Essa velocidade que foi evoluindo com o passar dos anos (e jogos). Quem nunca jogou a saga Super Monaco GP, dos consoles SEGA? Ou a Out Run. Mais para a frente, com a evolução dos videogames, a série Top Gear, o futurista F-Zero, Rock and Roll Racing e muitos outros.

Todos seguem atuais se você estiver interessado em correr. Com os 32 bits, vieram as dezenas de jogos anuais de Fórmula 1, Twisted Metal, Toca, Gran Turismo, Test Drive. Eis que veio a perfeição. Nos computadores, a série Grand Prix, da Microprose, revolucionou o mundo das simulações nos anos 90.

Os simuladores transformaram o mundo do automobilismo. Com os consoles passando dos 64 bits, os jogos ficaram tão realistas que muitos usam os games para treinar visando uma corrida de verdade. Se pegarmos um PC e turbinarmos ele, colocar um volante Logitech G27 com force feedback (reprodução exata da sensibilidade do volante), um cockpit e três TVs de plasma, voilá: temos um simulador de alta qualidade.

Se antes era apenas uma brincadeira, agora virou coisa séria. Os pilotos de F-1 passam mais tempo em simuladores que na pista. Tanto que tem até gamer, como Jann Mardenborough, se transformando em piloto profissional, vencendo diversos outros em um concurso e andando em carros de verdade, em pistas reais.

Você pode ter acesso a esses simuladores. As plataformas do momento são o Assetto Corsa, iRacing e a série rFactor (no Brasil, existem os simuladores das categorias Stock Car, F-Truck e Sprint Race, baseados na plataforma do rFactor). Na parte dos consoles, as séries F1, MotoGP, Nascar, Forza, Grid, Gran Turismo e o fantástico Project Cars são as grandes pedidas.