As apresentações da F1 nunca mais serão as mesmas

Estamos chegando perto das apresentações dos carros da temporada 2016 da Fórmula 1. Só que, desde 2009, quando a grave crise econômica bateu na porta da categoria, temos apenas lançamentos protocolares, dentro das pistas onde acontece a pré-temporada.

Por conta disso, decidimos lembrar algumas das apresentações mais marcantes de todos os tempos da F1, quando isso era um evento tão grande quanto um GP normal – alguns até com mais jornalistas que em uma corrida.

lord-hesketh-e-james-hunt

 

Hesketh, 1974

Fazia frio em janeiro daquele ano. E, neste caso, o que impressionou foi o minimalismo: um urso de pelúcia, símbolo do time, e uma dose de uísque. Junto com a apresentação, a equipe liderada pelo Lord Alexander Hesketh presenteou os convidados com o seguinte livro: “A História Fortemente Censurada da Hesketh”. Isso que a equipe, que se denominava a maior equipe pequena do mundo, era estreante.

lotus-de-1979

Lotus, 1979

Não há registros sobre este lançamento e nós explicamos os motivos: escolheram uma casa noturna daquelas bem peculiares de Paris, encheram a cara de todo mundo e o novo Lotus desceu do teto, içado por cabos, com Mario Andretti dentro. Pena que as fotos saíram todas tremidas ou foram censuradas…

Motorsports: FIA Formula One World Championship, Vodafone McLaren Mercedes Car Launch, presentation of the new MP4-26, Lewis Hamilton (GBR, Vodafone McLaren Mercedes), Martin Whitmarsh (GBR, Teamchef Vodafone McLaren Mercedes) and Jenson Button (GBR, Vodafone McLaren Mercedes)

McLaren, 1997, 2007, 2011

Taí uma equipe que sabe surpreender. Quando se era possível gastar uma fortuna, em 1997, ela chamou ninguém menos que as Spice Girls no auge da fama para apresentar o “zig-zig-ah” de sua música mais famosa e as novas cores do time, que trocava a Marlboro pela West após mais de 20 anos.

Em 2007, foi montada uma pista nas ruas de Valência (que receberia a F1 pela primeira vez naquele ano) para um passeio de Lewis Hamilton, enquanto em 2011 o carro foi montado aos poucos na frente de todos em uma praça na cidade de Londres.

benetton-sempre-fez-exibições-extravagantes

Benetton, 1996, 2001

Quando a dona de sua equipe é enfiada no mundo da moda, fazer apresentações extravagantes era fichinha. Seu lugar preferido para apresentar é a Itália: em 1996, Jean Alesi e Gerhard Berger chegaram ao local pilotando carros do ano anterior; em 2001, quando se despedia da F1, o carro desfilou pelo canal de Veneza.

Curiosamente, na apresentação de 1996, os carros pilotados por Alesi e Berger para chegar ao local foram completamente depenados pelos fãs loucos por souvenir e pela turminha da mão leve.

modelo-r24-da-renault

Renault, 2004

A Renault nada mais é do que a evolução da Benetton, então nada mais correto que pelo menos um lançamento tão extravagante quanto a de sua antecessora para dar continuidade à tradição. E ela fez isso apresentando o modelo R24 na maior casa de óperas da Itália, na Sicília.

o-jordan-de-2002-saiu-de-um-avião-cargueiro

Jordan, 2002, 2005

Mesmo mal das pernas, Eddie Jordan jamais perderia a pose. Em seus últimos anos que o irlandês fez seus melhores lançamentos. Em 2002, o patrocínio da transportadora DHL fez com que o carro fosse apresentado em um aeroporto, com o EJ12 chegando em um avião cargueiro e sendo descarregado na frente de todos. Estilo!

Em 2005, já sabendo que este seria o último carro que levaria seu nome, Jordan lançou o EJ15 diante do Kremlin (a sede do governo da Rússia), com frio, neve e uma festa de arromba acontecendo em seguida.

sauber-e-seu-modelo-de-2004

Sauber, 2003, 2004

Mais gelada que a Jordan foi a Sauber. Em 2003, ela apresentou o modelo C22 no meio de uma pista de patinação. Ao contrário de Max Verstappen, que andou em um resort de esqui, não houve demonstração ali. Mas foi interessante!

No ano seguinte, Peter Sauber gostou da brincadeira das apresentações. Não teve gelo, mas teve o grupo feminino Sugababes, que era a sensação na Europa naquela época. Foi o último ano da parceria entre Sauber e Red Bull.

honda-apresenta-carro-de-2007

Honda, 2007

Era para ser algo grandioso e até foi. Enquanto não entrou na pista, o modelo ecológico da Honda com a Terra estampada e sem patrocínios foi a sensação desde sua apresentado no Museu da História Natural, em Londres – local escolhido a dedo. Mas foi só entrar na pista…

toyota-mostra-carro-de-2001

Toyota, 2001

Como assim, uma apresentação de um carro que sequer disputou uma corrida? Sim, é isso mesmo! A Toyota exibiu em 2001 o carro que seria a experiência do timepara a temporada seguinte. O evento contou com uma exibição junto dos carros de Le Mans e do WRC. No fim daquele ano, o carro completou quase 23 mil km de testes em 11 pistas.